Análise de Projectos Perfeição
Controle

A análise de projectos é o elemento decisivo do plano de negócios que permite analisar a viabilidade do projecto, na óptica do promotor, e motivar os financiadores para o seu apoio. Este capítulo apresenta os elementos essenciais da análise de projectos incluindo a comparação de fluxos financeiros ao longo do tempo, o conceito de Valor Actual Líquido, os critérios de avaliação, o efeito da inflação, a análise de sensibilidade e o impacto do financiamento.

Cada decisão de investimento deve ser baseada num Plano de Negócio estruturado, com adequada avaliação do mercado potencial e da concorrência, dos recursos tecnológicos, logísticos e humanos necessários, das parcerias e apoios disponíveis e, em síntese, das vantagens competitivas do novo negócio e do modelo adequado à sua exploração. Reunidos estes elementos estamos em condições de elaborar as projecções financeiras que permitem avaliar o investimento e tomar a decisão final – realização ou rejeição.

Metodologia

A metodologia de avaliação é idêntica quer se trate de um projecto promovido por uma empresa já existente ou de um projecto de raiz desencadeado por um empreendedor. No entanto, existem especificidades, como o risco e o apuramento do custo do capital, que serão identificadas neste capítulo.

A ideia inicial dá origem a um conjunto de estudos técnicos que permitem quantificar o projecto. Qual a dimensão do mercado? Dois elementos fundamentais devem ser considerados nesta fase: a viabilidade do mercado e o preço a praticar. A análise da concorrência actual e potencial é indispensável para testar o espaço comercial para o novo produto ou serviço.

    Post Post Sonangol Sonangol
2012 Veritas Contas - Todos os direitos reservados | Design by Undululu